Receitas

Receita de espetinho: descubra 5 combinações deliciosas!

março 13, 2019
Tempo de leitura 4 min

Já é tradição. Espetinhos são práticos, ficam muito suculentos (se bem feitos) e ainda evitam o desperdício na hora de reunir a família e os amigos para fazer um belo churrasco. O cálculo médio para uma receita de espetinho varia entre 400 g para adultos e 200 g para crianças. Se o evento durar algumas horas, a quantidade pode subir para 700 g por adulto.

E claro, nem só de carne vive o churrasco. Com a popularização de estabelecimentos que usam a iguaria no espeto como carro-chefe, a modalidade tem sido inovada de forma proveitosa, com a adição de um repertório vasto de possibilidades de acompanhamentos e bebidas.

Reunimos aqui as melhores receitas para servir bem os convidados de um delicioso churrasco. Do doce ao salgado. Confira!

1. Espetinho de bolinha de batata

Deliciosa e crocante, a receita de espetinho de batata é uma opção que agrada praticamente todo mundo. Afinal de contas quem não gosta de batata?! Uma opção versátil, que contempla também convidados vegetarianos, e que pode levar outros ingredientes como forma de incrementar a receita.

Experimente colocar em uma assadeira: uma colher de sopa de manteiga, uma xícara de água, uma colher de sopa de mostarda e sal a gosto. Leve essa mistura ao forno até ferver e logo em seguida misture uma xícara de farinha de trigo, mexendo sem parar até ficar na consistência de uma farofa temperada.

Com as batatas, faça um purê e encha duas xícaras para essa receita; dê liga misturando-o com um ovo. Por fim, molde a mistura em formato de bolinhas, passe na farinha temperada e frite-as no espeto.

2. Medalhão de frango no espeto

Misturar frango e bacon é sempre uma boa ideia. O corte do frango ajuda a manter a suculência da carne magra, além de ser um clássico dos churrascos do Brasil afora. Corte peito de frango em cubos iguais e dê preferência às lascas finas de bacon, de modo a embrulhar por completo os pedaços de frango. Asse os espetinhos até alcançar o belo tom bronzeado do frango.

3. Kafta no espeto

Nada é tão bom quanto um clássico simples e ao mesmo tempo sofisticado. A receita árabe é super tranquila de fazer, mas de alguma forma apresenta sabores complexos. Para cada meio quilo de carne moída, misture 200 g de cebola e três maços de salsinha. Junte a mistura e forme bolinhos compridos de carne. Espeto-os no palito e coloque para assar.

A variação de outros temperos vai de cada um. Com parcimônia, quase tudo é permitido. Experimente ousar em temperos como páprica, cominho, pimenta síria e canela. Dicas: essa carne grelhada vai muito bem com molhos à base de iogurte e hortelã, além do acompanhamento de pães.

4. Espetinho vegetariano

Tão simples e gostoso quanto a descrição. Descasque (ou não) e corte em cubinhos berinjelas, abobrinhas, cenouras, e use tomates-cereja inteiros. Unte os pedaços com uma mistura de azeite e ervas, tempere com sal e pimenta e voilà! Está pronto para ir para a grelha. 

5. Espetinho de frutas

Claro que não podíamos esquecer da sobremesa. As crianças também adoram. Além de divertida, essa receita de espetinho é um deleite para a família toda. Aqui vão duas opções, uma quente e uma fria.

A dica de receita fria é a seguinte: junte pedaços de banana e morango e cubra as frutas com creme de chocolate, até completar o espeto com essa deliciosa mistura, e está pronto!

A versão quente é bem comum entre os gaúchos: corte o abacaxi em cubos, polvilhe uma mistura de canela e açúcar por cima e leve no espeto para assar. Um clássico dos pampas para todo o Brasil. 

Churrasco é uma tradição que os brasileiros aprenderam a amar ao longo dos tempos. Por isso, aproveite! Junte os amigos, escolha uma receita de espetinho, lembre-se dos acompanhamentos e das bebidas e faça uma ótima celebração com todos aqueles que você quer bem!

Pãozinho de alho, torresmo, farofa, vinagrete e mais um tanto de delícias que agregam sabor à refeição. Na dúvida do que servir junto ao seu churrasco? Então, confira as nossas apetitosas dicas de 10 acompanhamentos de churrasco para diferentes ocasiões!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up