A ruptura de estoque é um dos principais fatores que contribuem para a insatisfação dos clientes, bem como os preços altos e o mau atendimento. Como definição, o conceito traduz a ideia de falta de um determinado produto na loja no momento em que o consumidor deseja realizar a compra.
Por isso, para evitar que esse tipo de problema aconteça, é indispensável contar com um planejamento eficaz que contemple tanto a gestão de compras, quanto o monitoramento de estoque, fornecedores parceiros e bons produtos.
Pensando nas dúvidas que surgem sobre esse tema, elaboramos este post com os desdobramentos do assunto, explicando como a ruptura de estoque afeta a relação com os clientes, os motivos dessa falha e o que pode ser feito para evitar que ela ocorra. Quer saber mais? Então continue a leitura e acompanhe!
O que é ruptura de estoque?
A ruptura de estoque é um erro que acontece quando o oferecimento ou a reposição de um determinado produto não é feita adequadamente ou não ocorre, deixando que os itens fiquem indisponíveis para as vendas.
Além da insatisfação gerada pela quebra da expectativa do cliente, esse tipo de falha ajuda a fortalecer a concorrência, visto que esse item será procurado em outro local para atender à demanda produzida. Também vale destacar a possibilidade das pessoas deixarem de considerar a empresa na hora de fazer outras compras, principalmente se esse for um problema recorrente.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Por que ela acontece?
Existem diversas situações que podem levar à ruptura. Listamos as mais comuns a seguir:
- controle de estoque inadequado;
- falta de interação e comunicação entre os setores;
- maus fornecedores;
- reposição de estoque ineficiente;
- produtos ruins;
- entre outros.
Quais são as consequências para o negócio?
Além do prejuízo financeiro provocado pela perda de vendas, a ruptura de estoque pode gerar danos à imagem da empresa. Dessa maneira, podemos dizer que as principais consequências negativas dessa falha são:
- o cliente desiste de adquirir outros produtos;
- o cliente decide comprar em outro lugar;
- o cliente se sente insatisfeito e não volta a comprar mais naquele empreendimento.
O que fazer para evitar a ruptura de estoque?
Apesar de o problema ser grave, ele pode ser contornado com algumas ações. Acompanhe!
Invista no controle de giro dos produtos
O controle de giro de um produto é calculado com base no estágio de tempo que ele fica disponível no portfólio e a frequência necessária para a reposição.
Por exemplo, se o giro do item é de 15 dias, o tempo entre acionar o fornecedor e as mercadorias serem entregues e processadas deve ser menor que isso. O volume de compras deve atender a um período maior, mas sempre com cautela para não ocasionar excessos e possíveis perdas.
Tenha um estoque de segurança
Trata-se da quantidade mínima para manter as vendas até que aquele produto seja abastecido sem o risco de sofrer com faltas. Com esse limite estipulado e a condição lançada, os empreendedores ficam cientes que é necessário providenciar e acionar o fornecedor para que os itens estejam disponíveis dentro do prazo.
Monitore o comportamento do consumidor
Monitorar o mercado é uma ação fundamental que precisa ser realizada constantemente. No conjunto da gestão de estoques, acompanhar a sazonalidade, datas comemorativas e as mudanças no comportamento do consumidor são aspectos que ajudam a eliminar (ou minimizar) o problema, além de demonstrar preocupação e adequação com seus clientes.
Invista em tecnologia
Por fim, a automatização é um recurso que sempre auxilia na solução de problemas. O investimento em um sistema ou software voltado para a gestão de supermercados e lojas aperfeiçoa e facilita o acompanhamento de rotinas de estoques e de compras, sendo pontos fundamentais para evitar a indisponibilidade de produtos.
Portanto a ruptura de estoque é uma falha que envolve a interação de vários setores e que influencia diretamente a perda de faturamento, lucros, competitividade e satisfação dos clientes dentro de uma empresa.
Logo é importante contar com um bom sistema de gestão e fornecedores parceiros consagrados no mercado, que ofereçam, inclusive, produtos de qualidade. Além disso, ao aplicar todas as nossas dicas, você encontrará o caminho adequado para fugir desse problema, dando prestígio ao seu estabelecimento.
Gostou das informações? Então compartilhe este post nas suas redes sociais. Que tal?