Churrasco Perfeito, Dicas

Saiba como fazer um molho barbecue saboroso!

março 15, 2019
Tempo de leitura 6 min
Tempo de leitura: 6 minutos

É impressionante a versatilidade que o molho barbecue agrega. Sempre pensado para o churrasco, mas com inúmeras aplicações nas mais variadas receitas. Neste artigo, ensinaremos como fazer molho barbecue da forma correta.

Essa receita tradicional dá o toque especial para vários cortes de carnes, além de poder ser usado em uma infinidade de ingredientes, sempre agregando valor ao seu churrasco e ao seu evento.

Quer saber como fazer um molho barbecue delicioso para as suas visitas? Leia e descubra agora mesmo!

Ingredientes do molho barbecue

Em primeiro lugar, para fazer barbecue saboroso, em uma receita básica e tradicional do molho, que serve uma refeição para quatro pessoas, os seguintes ingredientes são essenciais:

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 cebola;
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 2 colheres de sopa de mostarda;
  • 2 colheres de sopa de molho inglês;
  • 1 colher de sopa de vinagre;
  • 1 xícara de chá de molho de tomate;
  • sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Comece ralando a cebola e separando todos os ingredientes. Com tudo em mãos, aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola ralada. Após esse processo, adicione todos os outros ingredientes, na ordem que preferir, e deixe esquentar até que a maior parte da água reduza e o molho fique encorpado.

Dica importante: nunca deixe o molho ferver, é essencial para um bom resultado, realizar toda a receita em fogo baixo e desligar pouco antes de chegar ao ponto de ebulição. Assim que a mistura ficar homogênea é hora de desligar o fogo. Essa receita rende, aproximadamente, uma xícara de chá de molho barbecue para você e seus convidados.

Alguns ingredientes adicionais do molho

Além desses ingredientes tradicionalmente usados, você pode adicionar também ervas e especiarias, como folhas de louro e chili. Também existe a opção de substituir o açúcar mascavo por melaço e ainda adicionar um delicioso ketchup caseiro à sua receita.

Aprender como fazer molho barbecue é ir fundo na sua criação, originalmente estadunidense, mas que ao longo dos anos foi ganhando vários acréscimos e versões. Alguns utilizam bebida alcoólica, como uísque bourbon ou, na versão abrasileirada, a cachaça mineira. Alho amassado e pimenta para saborizar também são outras opções.

Esses ingredientes podem ser usados de acordo com o seu gosto, de forma a agregar sabor à receita tradicional. Quanto aos alcoólicos, podem ser utilizados na redução ou mesmo na flambagem do molho. O segredo é testar diversas versões até que você encontre aquela que você e os seus convidados julgam como a mais saborosa.

Jeito certo de armazenar o molho barbecue

Após fazer o molho, você pode armazená-lo para consumir ao longo do tempo. Para isso, é importante armazenar o barbecue em um frasco limpo e com tampa: quanto mais vedado o molho, maior a validade. Depois de resfriada, a receita pode ir para geladeira. É recomendável que o molho seja utilizado em, no máximo, um mês.

Alimentos que combinam perfeitamente com o molho barbecue

O molho barbecue combina com os mais variados tipos de alimentos. Em primeiro lugar, é uma ótima opção para deixar as carnes do seu churrasco mais saborosas. A receita combina muito bem com o filé mignon, costelinha, frango e barriga de porco, por exemplo.

Porém, a versatilidade do molho não para por aí. Ele é uma ótima opção para hambúrgueres e sanduíches em geral, acompanhando muito bem carnes e, inclusive, proteína de soja. Por fim, o molho barbecue também vai bem com carnes assadas no forno, pizza e, até mesmo, batata frita.

Abaixo algumas receitas que recebem bem o nosso protagonista.

Costelinha de porco ao molho barbecue

Não podíamos começar de um jeito diferente, sem antes falar da clássica receita da costelinha de porco ao molho barbecue. O clássico prato norte-americano já invadiu os pfs de todo o país, e não é por acaso, já que é uma verdadeira delícia.

A tradução de barbecue do inglês é literalmente churrasco, flagrando sua óbvia vocação para as carnes no braseiro. O sabor agridoce do molho junto ao defumado das carnes forma uma união perfeita.

A receita de costelinha é feita com o corte suíno. É recomendável pincelá-lo antes de por para assar e, assim que estiver pronto, basta cobrir a peça com mais uma generosa camada de molho.

Frango frito com molho barbecue

Nesta receita, o azeite que vai tradicionalmente no molho barbecue pode também ser substituído por manteiga. A ideia aqui é fazer o molho barbecue harmonizar com o corte do frango. Essa receita normalmente pede um pouco de picância para equilibrar a gordura e o dulçor do molho. Essa é a hora de ter mais generosidade com a pimenta.

Geralmente, na receita tradicional americana, chamada buffalo wings, usam-se as coxinhas da asa do frango. Mas é possível também fazer com outros cortes, como o peito e a asa, desde que sejam fritos e empanados.

É importante temperá-las antes de fritar à sua escolha — alho, shoyu, limão e sal a gosto são ótimas pedidas—, antes de empaná-lo em farinha de trigo e/ou farinha de rosca. Depois de fritar, é só cobrir as deliciosas coxinhas com o molho.

Pão de alho acompanhado de molho barbecue

Uma deliciosa alternativa para incrementar o seu churrasco, certamente, é utilizar um aperitivo de pão de alho com o molho barbecue. A característica agridoce do molho, unida à acidez e ao gosto marcante do alho, formam um par perfeito.

Mais do que isso, é possível harmonizar com os vários tipos e sabores de pão de alho que existem no mercado. Funciona também como uma opção vegetariana, já que o molho não leva nenhum tipo de proteína animal, assim como vários tipos tradicionais de pãozinho. A massa pode ainda ser servida assada e macia, ou mesmo em formas crocantes de torradas, bastando somente serem cortadas em pedaços e levadas ao forno até dourar.

Aprender como fazer molho barbecue é trazer para o seu churrasco ou celebração, além de sofisticação, um toque de versatilidade e sabor. Perfeito para praticamente todos os tipos de eventos e diversas receitas, esse pode sempre ser o seu diferencial. Aproveite essa receita deliciosa e torne as suas refeições — e as dos seus convidados — ainda mais saborosas!

Essas dicas deixaram você com água na boca? Acompanhe a nossa newsletter para estar por dentro de mais conteúdos como esse. Até breve!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up