Churrasco Perfeito

Saiba como fazer um molho barbecue saboroso!

março 15, 2019
Tempo de leitura 3 min

O molho barbecue é um dos favoritos do churrasco, não é mesmo? Ele deixa as carnes e outros alimentos do seu churrasco muito mais saborosos, agregando valor ao evento. 

Quer saber como fazer um molho barbecue delicioso para as suas visitas? Leia e descubra agora mesmo! 

Ingredientes do molho barbecue

Em primeiro lugar, para fazer um molho barbecue saboroso, é importante separar os seguintes ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 cebola; 
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 2 colheres de sopa de mostarda;
  • 2 colheres de sopa de molho inglês;
  • 1 colher de sopa de vinagre;
  • 1 xícara de chá de molho de tomate;
  • sal e pimenta a gosto.

Alguns ingredientes adicionais do molho

Além desses ingredientes tradicionalmente usados, você pode adicionar também ervas e especiarias, como folhas de louro e chili. Também existe a opção de substituir o açúcar mascavo por melaço e ainda adicionar um delicioso ketchup caseiro à sua receita.

Cada restaurante que produz o molho costuma ter a sua própria versão, sendo que ingredientes totalmente diferentes podem ser adicionados. Alguns utilizam bebida alcoólica, como uísque e cachaça mineira. Alho amassado e pimenta também são outras opções. 

Esses ingredientes podem ser usados de acordo com o seu gosto, de forma a agregar sabor à receita tradicional. O segredo é testar diversas versões até que você encontre aquela que você e os seus convidados julgam como a mais saborosa. 

Modo de preparo

Comece ralando a cebola e separando todos os ingredientes. Com tudo em mãos, aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola ralada. Após esse processo, adicione todos os outros ingredientes, na ordem que preferir, e deixe ferver até que a maior parte da água evapore e o molho fique encorpado. Nesse momento, basta retirar do fogo e o molho está pronto para o uso. 

Essa receita rende, aproximadamente, uma xícara de chá de molho barbecue para você e seus convidados. 

Como armazenar o molho barbecue

Após fazer o molho, você pode armazená-lo para consumir ao longo do tempo. Para isso, é importante armazenar o barbecue em um frasco limpo e com tampa: quanto mais vedado o molho, maior a validade. 

Você ainda pode consumir o molho, quando armazenado dessa forma, por alguns meses. 

Alimentos que combinam perfeitamente com o molho barbecue

O molho barbecue combina com os mais variados tipos de alimentos. Em primeiro lugar, é uma ótima opção para deixar as carnes do seu churrasco mais saborosas. Ele combina muito bem com o filé mignon, costelinha, frango e barriga de porco. 

Porém, a versatilidade do molho não para por aí. Ele é uma ótima opção para hambúrgueres, acompanhando muito bem carnes e, inclusive, proteína de soja. Por fim, o molho barbecue também é uma ótima opção para acompanhar carnes assadas no forno, pizza e, até mesmo, batata frita. 

Portanto, o molho barbecue é uma ótima opção para, praticamente, todos os tipos de evento. Aproveite essa receita deliciosa e torne as suas refeições — e as dos seus convidados — ainda mais saborosas! 

Aproveite e leia também o nosso próximo artigo para descobrir como fazer uma costelinha de porco deliciosa utilizando o molho barbecue!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up