Dicas

Saiba como montar um bom churrasco de chão

outubro 8, 2019
Tempo de leitura 4 min

O tradicional churrasco de chão é conhecido no Brasil e no mundo pela peculiaridade de seu sabor e forma especial de se produzir. Mais do que o simples ato de cozinhar, o churrasco de chão é uma verdadeira confraternização entre fogo, tempo e carne que passa de geração em geração.

Não se sabe exatamente a origem do costume de assar carnes dessa forma. No entanto, há indícios que a tradição tenha começado com os tropeiros, que mantinham a carne fincada assando, enquanto iam trabalhar no campo. Presa em estacas ao chão, a costela, por exemplo, assa lentamente a partir do fogo e calor que exalam das brasas, como uma fogueira.

Enquadrado como festa, com danças e muita brasilidade, o churrasco de chão é ansiosamente esperado e deixa qualquer um com água na boca. Quer saber o passo a passo para montar um bom e tradicional churrasco de chão? Acompanhe o artigo que preparamos.

O fogo

O bom churrasco de chão deve ser assado pelo calor da brasa e não pelo fogo direto, para que a carne mantenha a suculência e não fique seca. É necessário preparar o terreno, para comportar as brasas, sendo necessário um espaço onde não haja circulação constante de pessoas desinformadas, em virtude de possíveis acidentes.

Recomenda-se utilizar lenha e acender o fogo horas antes de se colocar a carne, pois, em geral, as brasas são organizadas a uma distância aproximada de meio metro dos espetos e distribuídas na frente e atrás das carnes que serão assadas, como se fosse um corredor, por exemplo. 

Outra dica é manter um padrão de quantidade de lenha para ter uma potência de fogo constante, assando as carnes por completo sem ressecá-las. Porém cada tipo de corte precisa de um tempo de cocção em virtude das suas características.

A carne e o tempo

Existem várias opções e possibilidades de cortes para se fazer à moda do churrasco de chão, listamos alguns a seguir. Confira.

Costela Bovina

Corte muito tradicional no churrasco fogo de chão. Em média, uma costela de vinte quilos necessita de um tempo de cocção de seis horas e serve até trinta e cinco pessoas. A quantidade indicada de lenha com tempo de queima lento, é de meio metro cúbico.

Leitão ao fogo de chão

Esse método lembra muito o popular porco no rolete e o preparo exige um tempo maior do que os outros tipos de carne como a bovina e o cordeiro. Em média, o tempo de cocção do leitão no fogo de chão é de doze horas com um peso que varia entre quarenta quilos. Depois desse tempo o leitão está ao ponto, crocante e dourado. Nessa quantidade de peso é possível servir uma média de cinquenta pessoas.

Peixes

Uma opção que conquista adeptos é o peixe. Em média, um peixe de sete quilos, serve quinze pessoas e tem um tempo de cocção de três horas. Para o preparo, é necessário a utilização de uma grelha apropriada que permite o cozimento ideal do peixe, mas atenção para não deixá-lo secar.

Legumes ao chão

Trata-se de uma técnica de assar os legumes no chão, em volta das brasas, ao mesmo tempo que as carnes são assadas. Podem ser utilizados nesse preparo a batata, a abóbora, a cebola e a cenoura. O processo consiste em torrar o alimento por fora e deixá-lo saboroso e macio por dentro. O tempo de cocção é em média de três horas.

O tempero

Para o churrasco de chão, recomenda-se o chimichurri, que é uma mistura de pimenta calabresa, vinagre, azeite, salsinha e orégano. No entanto, para os mais tradicionais, o sal grosso é uma excelente opção também.

Carnes de porco combinam com alecrim, coentro e erva-doce. Já os peixes combinam com manjericão, limão, sálvia, entre outros. Aposte nas suas preferências.

Acompanhamentos

Os acompanhamentos são indispensáveis para completar os sabores de um bom churrasco de chão. Invista em alguns como:

Pronto! Agora você conhece as dicas de como montar um bom e tradicional churrasco de chão. Aproveite!

Você curtiu este post? Então, continue com a visita em nosso blog, leia mais e descubra as 4 carnes exóticas para você impressionar em seu churrasco. Confira!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up