• SANTA MASSA
  • FAQ
  • REPRESENTANTES
  • ONDE ENCONTRAR
  • SAC
  • FALE CONOSCO
Santa Massa
  • Home
  • Notícias
  • Churrasco Perfeito
    • Dicas
    • Receitas
  • Trade
    • Gestão
    • Vendas
    • Tendências
  • Produto
    • Pão de Alho
    • Torresmo
    • Farofa
  • Materiais Gratuitos
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Churrasco Perfeito
    • Dicas
    • Receitas
  • Trade
    • Gestão
    • Vendas
    • Tendências
  • Produto
    • Pão de Alho
    • Torresmo
    • Farofa
  • Materiais Gratuitos
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
Santa Massa
No Result
View All Result
Home Trade Gestão

Saiba o que é marketing sensorial e como aumentar as vendas!

Santa Massa Por Santa Massa
junho 5, 2020
in Gestão, Trade
0
437
SHARES
3.4k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter
Tempo de leitura 6 min
Tempo de leitura: 6 minutos

Os consumidores buscam experiências, produtos inovadores, campanhas no mercado que instiguem os sentidos, que afetem suas emoções e passem a incorporar seu estilo de vida.

Nesse sentido, diversas teorias são utilizadas para atrair a atenção dos consumidores e propiciar uma experiência positiva ao comprador. É aí que entra o marketing sensorial — que aposta nos sentidos humanos como os grandes responsáveis pelas decisões de compra.

Para que você saiba mais sobre o assunto, mostraremos, neste artigo, como o marketing sensorial pode otimizar os resultados de vendas de um supermercado. Continue a leitura e confira!

O que é o marketing sensorial e como ele funciona?

Embora sua definição seja algo novo, no começo dos anos 2000, o marketing sensorial conquistou o seu espaço no mercado e, atualmente, é uma das estratégias responsáveis pelas marcas se promoverem.

De modo simples, trata-se de um recurso utilizado por marcas e estabelecimentos, com o objetivo de chamar atenção dos clientes, aguçar todos os seus sentidos e assegurar uma melhor experiência de compra, melhorando, assim, o seu negócio.

A ideia da técnica não é apenas atrair consumidores com as estratégias mais comuns (visuais e auditivas), ela utiliza os cinco sentidos com o intuito de criar diferenças marcantes no comércio varejista.

Vale ressaltar que, grande parte das sensações que testamos, é processada sem a interferência da consciência. Um exemplo disso é quando associamos cheiros a pessoas. Por isso, quando a sua marca ou o seu estabelecimento consegue utilizar bem todos os sentidos, ela se beneficia de um vínculo definitivo com o consumidor.

Conheça, a seguir, os principais aspectos que influenciam os cinco sentidos.

Visão

Em todo mundo mercadológico, a visão é o sentido mais explorado, pois estimula o cérebro na direção de um produto desejado. Isso acontece quando você realiza pesquisas constantes, por exemplo. Os consumidores identificam facilmente esquemas de cores e logotipos, iluminação e exposição de produtos em uma prateleira. Logo, a visão é a principal formadora de lembrança da marca.

Olfato

Esse é o sentido que apresenta mais facilidade para despertar emoções. Por meio dele, cria-se originalidade ao ambiente, como cheiros característicos que logo nos recordam uma marca específica.

O supermercado, por exemplo, é o tipo de comércio que mais estimula esse sentido. Eles costumam ter um aroma característico, comum a todas as lojas da rede, além do cheiro dos produtos, como o pão saindo do forno, que acaba estimulando o cliente a comprar.

Audição

Muitas lojas criam canções específicas e vinhetas que remetem a sentimentos positivos e se encaixam no gosto do público-alvo, tornando-se uma ótima alternativa para influenciar os clientes, e gerando conexão sensorial com eles.

Paladar

O paladar cria experiências prazerosas, e faz com que os clientes experimentem novos sabores e os apreciem, ou não, pelo simples fato de sentir o gosto na boca. Outra técnica utilizada pelos lojistas é enviar junto com os produtos balas e brindes, que fazem com que as pessoas sejam surpreendidas positivamente.

Tato

Já o tato é um dos sentidos mais difíceis de ser estimulado. É o meio que possibilita ao consumidor conhecer as características físicas do produto. Essa integração física gera uma sensação antecipada de posse do objeto e influencia diretamente na decisão de compra.

Powered by Rock Convert

Qual a sua importância?

Oferecer produtos diversos, preços acessíveis, bom atendimento e qualidade se tornaram quesitos obrigatórios em todos os estabelecimentos, como forma de buscar um diferencial e fidelizar clientes.

Nesse sentido, o marketing sensorial impulsiona as vendas, sendo primordial para o crescimento do consumo e o aumento da receita. Com auxílio dos cinco sentidos humanos, a ferramenta concede motivação para permitir aos clientes o suporte da experiência de compra.

Os sentidos são como estimuladores, e servem para oferecer aos clientes sentimentos e sensações baseados na emoção, já que o prazer da compra está na satisfação em realizar o desejo e não no objeto em si.

É muito simples compreender a importância de investir nessa técnica, já que diferentes sensações são experimentadas no cotidiano e os corpos, de modo subconsciente, respondem aos estímulos e entendem as informações como sinais de que uma marca é honesta com o cliente ou inovadora.

Qual a influência do marketing sensorial no varejo?

O varejo tem diversas oportunidades de utilizar o marketing sensorial para criar experiências mais significativas e cativar consumidores, por exemplo, para fazer um apelo emocional e conhecer a iniciativa da marca.

Nesse cenário, os supermercados são locais propícios para ações inovadoras. Eles possibilitam um trabalho amplo de diferenciação e fortalecimento de marca por investimentos acessíveis.

As degustações, a música ambiente, o aroma dos produtos, a localização nas prateleiras e as cores intensas são características que despertam os sentidos sem o consumidor perceber, tornando-se essenciais na hora da tomada de decisão. 

Quais são os principais pontos que mais influenciam nos cinco sentidos?

Iluminação

Um estabelecimento iluminado tem um grande poder de criar sensações. O uso da luz em alguns locais constrói ambientes característicos desse setor, e favoráveis à compra.

Cores

As cores podem ser exploradas para auxiliar não só no reconhecimento da marca e dos produtos, mas para estimular sentimentos e percepções. Os favoritos entre os lojistas são os cartazes amarelos com escritas em vermelho, que são característicos dos supermercados.

Organização

Nos pequenos supermercados, a organização e a criatividade ainda são falhas, o que pode gerar uma sensação desagradável aos clientes. Em contrapartida, produtos estruturados e arrumados de maneira diferenciada estimulam a curiosidade, e fazem com que os clientes os percebam por mais tempo.

Comunicação

Para criar uma experiência confortável e manter o cliente por mais tempo na loja, a comunicação deve estar alinhada. Essa comunicação pode estar voltada para o apelo visual, por meio de símbolos e imagens. 

Sinalização

A sinalização é uma estratégia importante e pouco explorada. Sinalizar claramente as seções da loja, assim como caixas e sanitários também influencia no marketing sensorial.

Todos esses pontos interagem e possibilitam diferentes formas de trabalho para atingir o principal objetivo: vender mais!

Portanto, para obter sucesso com as vendas, é necessário investir em algumas estratégias eficazes. E por que não o marketing sensorial? Proporcionar aos consumidores uma experiência sensorial pode fazer com eles se lembrem facilmente dos seus produtos ou estabelecimento, e, consequentemente, tornem-se seus clientes fiéis.

Agora que você já sabe o que é o marketing sensorial e como aumentar as vendas, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos a também dominarem o assunto? Vamos lá!

Powered by Rock Convert
Artigo anterior

Churrasco de frutos do mar: saiba como é possível fazer!

Próximo artigo

Confira as melhores ideias de sobremesa para churrasco

Próximo artigo
Confira as melhores ideias de sobremesa para churrasco

Confira as melhores ideias de sobremesa para churrasco

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Result
View All Result

Categorias

  • Churrasco Perfeito (199)
  • Curiosidades (31)
  • Dicas (154)
  • Farofa (4)
  • Gestão (29)
  • Lanches (4)
  • Notícias (25)
  • Pão de Alho (15)
  • Produto (12)
  • Receitas (121)
  • Sem categoria (7)
  • Tendências (15)
  • Torresmo (2)
  • Trade (47)
  • Vendas (15)

Artigo mais recentes

Ideias de lanche em pão de baguete

Ideias de lanche em pão de baguete

junho 24, 2022
Receita de pão de alho com dip de cebola caramelizada

Receita de pão de alho com dip de cebola caramelizada

junho 24, 2022
Receitas de inverno para aquecer os seus dias

Receitas de inverno para aquecer os seus dias

junho 17, 2022
Facebook Instagram Youtube LinkedIn

Sobre o Blog

Santa Massa é o Legítimo Pão de Alho.

Categorias

Entre em contato

Av. Cel Clementino Gonçalves, 1880
Santa Cruz do Rio Pardo – SP
(14) 3372-8111

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Churrasco Perfeito
    • Dicas
    • Receitas
  • Trade
    • Gestão
    • Vendas
    • Tendências
  • Produto
    • Pão de Alho
    • Torresmo
    • Farofa
  • Materiais Gratuitos
  • Fale Conosco

© 2020 Santa Massa. Proibida a reprodução deste site.