Tendências, Trade

Saiba o que são comfort foods e como incluir em seu rol de produtos

Maio 22, 2019
Tempo de leitura 6 min
Tempo de leitura: 6 minutos

A área da alimentação está passando por uma série de transformações e diversos conceitos surgem nesse aspecto. São comidas veganas, vegetarianas, orgânicas e, entre todas essas novidades, a comfort food.

Estar atento a essas novas tendências é essencial para que o seu supermercado continue atraindo e encantando os clientes.

Quer saber o que é comfort food e como incluir esse alimento no seu supermercado? Então continue a leitura e descubra agora mesmo!

Qual a origem desse conceito?

Se antes a comida era vista apenas como uma forma de saciar a fome e nutrir o corpo, hoje, a história é totalmente diferente. Isso porque, nos anos 90, surgiram diversos movimentos relacionados à forma como os alimentos são preparados, ingredientes utilizados e, até mesmo, a apresentação dos pratos.

Foi aí que surgiu também o conceito de comfort food. Apesar de já ter sido utilizado no início do século XX pelo escritor francês Marcel Proust, só ganhou espaço na gastronomia mundial no fim da década de 90 e início dos anos 2000. Hoje, a comfort food se espalhou pelo mundo e se mostra como uma tendência no ramo da alimentação.

Afinal, o que significa comfort food?

Comfort food é um conceito que, traduzido literalmente do inglês, significa “comida confortável”. Ela se refere ao fato de que os alimentos têm uma função que vai além do valor nutricional de cada um deles, gerando também bem-estar, prazer e conforto físico e emocional.

Isso porque determinados produtos estão associados a momentos prazerosos da vida das pessoas. A feijoada da avó, por exemplo, pode despertar memórias de infância relacionadas a momentos especiais com a família. Um churrasco também pode ter essa função, relembrando eventos de reunião de amigos e pessoas queridas.

Essas comidas estão relacionadas a momentos pessoais ou grupos com os quais a pessoa se identifica. Dessa forma, podem variar de pessoa para pessoa. Porém, existem aqueles alimentos que estão tão inseridos na cultura, principalmente quando se fala da brasileira, que acabam por se generalizarem como comfort food.

Quais os tipos de comfort food?

Existem quatro tipos de comfort food. Confira-os logo a seguir.

Nostálgicas

São aquelas comidas que remetem a momentos ou à cultura de uma pessoa. Portanto, estão relacionados a comidas caseiras, utilizando ingredientes típicos do local no qual a pessoa nasceu, ou alimentos tradicionais da cultura.

Um exemplo de comfort food nostálgico ocorre quando a pessoa come algo que lembra a comida da mãe ou da avó, por exemplo, ou os almoços de domingo em família. Além disso, quem sai do Brasil para morar em outros países costuma recorrer a esses alimentos para relembrar a terra natal.

De conveniência

Existem comfort foods que são práticas e de fácil acesso. É o caso dos biscoitos e doces industrializados, por exemplo. Apesar de já serem adquiridos prontos para o consumo, remetem a alimentos que as pessoas comiam na infância, trazendo alívio emocional e bem-estar.

De indulgência

Esse tipo de comfort food é aquele relacionado apenas ao prazer em comer determinados alimentos. Geralmente, isso inclui produtos com grande quantidade de açúcar ou gordura, sem levar em consideração o valor nutricional dessa comida.

Um exemplo clássico são os brigadeiros ou sorvetes consumidos quando as pessoas se sentem tristes.

Powered by Rock Convert

De conforto físico

Por fim, a última categoria de comfort food são as comidas que geram conforto físico. Elas geralmente são preparadas com ingredientes orgânicos e de grande valor nutricional. Também podem ser alimentos que aumentam a disposição física, como café, chá e chimarrão, por exemplo.

Qual a importância de adotar o conceito de comfort food no seu supermercado?

Agora que você já entende o que é comfort food, pode estar se perguntando: qual a relação desse conceito com o seu supermercado?

Esse tipo de alimento é extremamente importante para alavancar as suas vendas e conquistar os clientes do seu negócio. Isso porque as pessoas buscam, cada vez mais, comidas que tragam algo além da nutrição e saciedade, adquirindo alimentos que também aliviam o estresse do dia a dia e permitem uma fuga da rotina.

Portanto, adotar o conceito de comfort food no seu supermercado pode ser extremamente vantajoso para o negócio. Dessa forma, além de estar conectado com as tendências atuais do ramo da alimentação, ainda aumenta a satisfação dos consumidores com o seu negócio, melhorando também os índices de atração e retenção de clientes na sua loja.

Quais comfort foods você pode incluir no seu rol de produtos?

Agora é a hora de entender como incluir as comfort foods no seu rol de produtos. Descubra alguns alimentos que podem estar na sua prateleira com o intuito de gerar bem-estar físico e emocional nos seus clientes!

Produtos caseiros

Os produtos caseiros, como pães e bolos, podem ser uma ótima forma de acrescentar a comfort food no seu rol de produtos. Portanto, busque por esse tipo de alimento, seja ele industrializado ou produzido no seu próprio supermercado.

Alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos, além de apresentarem propriedades nutricionais especiais, ainda podem servir de insumos para a comfort food. Afinal, o seu cliente pode lembrar do tempo em que pegava frutas diretamente da árvore na casa da avó durante as férias.

Portanto, invista nesse tipo de mercadoria no seu supermercado para implementar o conceito de comfort food à loja.

Pão de alho

O pão de alho é um alimento tradicional de churrasco e momentos de reunião de amigos e familiares. Dessa forma, ele também desperta uma série de emoções e sentimentos positivos durante o seu consumo.

Nesse aspecto, é importante ficar atento à qualidade do produto adquirido. Afinal, é preciso oferecer um pão de alho gostoso para que os seus clientes tenham a melhor experiência possível.

Cafés diversos

O café é outra comfort food clássica. Dessa forma, você pode adquirir diversos tipos de café, desde os mais tradicionais até os mais elaboradores, de forma a encantar os seus clientes e gerar bem-estar durante o consumo.

Produtos regionais

Na atualidade, há uma série de pessoas que saem das suas próprias cidades, estados e, até mesmo, regiões do país, para morar em lugares totalmente diferentes. E, diante da diversidade cultural do Brasil, isso implica em perder acesso a vários alimentos que, antes, eram encontrados com facilidade.

Dessa forma, outro tipo de comfort food que você pode incluir no seu supermercado são os produtos regionais. Assim, os gaúchos podem matar a saudade do chimarrão típico de seu estado da mesma forma que os paraenses podem aproveitar um bom peixe com açaí tradicional do norte do país.

Como você pode perceber, comfort food é um conceito que surgiu recentemente e dá indícios de que veio para ficar como uma nova tendência no ramo alimentício. Portanto, incluir esses alimentos no seu supermercado pode ser extremamente vantajoso, conquistando clientes e potencializando os lucros do negócio.

Aproveite e siga a Santa Massa nas redes sociais para ficar sempre por dentro das nossas novidades. Estamos no Facebook e Instagram!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up