Dicas

Como escolher a tábua ideal para o seu churrasco?

janeiro 2, 2020
Tempo de leitura 3 min
Tempo de leitura: 3 minutos

Você quer dar um churrasco de qualidade para os seus amigos e familiares e, para isso, decide comprar uma série de ferramentas e equipamentos. Entre eles, está a tábua de carnes.

Pode parecer simples, mas na hora de comprar uma tábua para churrasco, você perceberá que há uma série de materiais e modelos que podem ser utilizados, sendo que cada um deles influencia de um forma diferente o corte e o sabor do churrasco. Além disso, a higienização de cada tipo de material também precisa ser levada em consideração.

Quer saber como escolher a tábua ideal para o seu churrasco? Então descubra agora quais são os principais tipos de tábuas e suas especificidades!

Tábua de madeira

A tábua de madeira é a mais comum nas mesas de churrasco. Ela é simples de ser utilizada, porém existem questionamentos sobre a higienização desse material. Isso, porque, por se tratar de um material orgânico e com uma série de ranhuras, ela pode acumular bactérias com mais facilidade, caso não seja higienizada corretamente.

Para garantir uma boa higienização desse material, é importante lavá-lo com água e sabão após o uso. Passar limão e vinagre logo após a limpeza também ajuda a eliminar as bactérias que restarem. Além disso, é aconselhável passar óleo de cozinha em cima da tábua após a secagem para proteger a madeira e evitar contaminações.

Como você pôde perceber, a tábua de madeira é bastante eficiente, mas tem uma higienização mais complicada.

Tábua de plástico

Outra opção muito utilizada são as tábuas de plástico. Elas são bastante eficientes e ainda evitam que os alimentos escorreguem. Porém, ao longo do tempo, as tábuas de plástico também criam ranhuras, que são ideais para o surgimento de bactérias, contaminando os alimentos. Além disso, ainda são menos duráveis do que os outros materiais.

Para garantir a limpeza desse material, deve-se lavar com água e sabão e deixar de molho na água sanitária por alguns minutos. Após esse processo, passe vinagre na tábua para retirar os resíduos de água sanitária.

Portanto, apesar de ser mais simples de limpar do que a de madeira, a tábua de plástico pode não ser uma opção para todos os tipos de carne, uma vez que é menos resistente, sendo indicada para carnes mais macias ou vegetais cozidos.

Tábua de vidro

As tábuas de vidro são as mais fáceis de higienizar e, por isso, não representam grandes riscos à saúde. Também são leves e práticas, porém, por serem muito lisas, elas podem prejudicar o corte, fazendo com que o alimento escorregue. Além disso, o contato da faca com o vidro faz com que ela perca o corte mais rapidamente.

Para lavar a tábua de vidro basta utilizar água e sabão. Por não apresentar ranhuras, ela é de simples higienização, mantendo os alimentos sempre limpos. Mas evite utilizá-la para carnes duras e vegetais muito lisos, já que há falta de aderência e possibilidade de danificar suas facas.

Tábua de bamboo

Por fim, temos a menos convencional desta lista: a tábua de bamboo. Apesar de ser feita de material orgânico, ela tem menos ranhuras do que madeira e ainda apresenta substâncias que são bactericidas naturais. Também são duráveis e resistentes, porém podem ser, além de mais difíceis de se encontrar, mais caras.

Escolher a melhor tábua para churrasco é um dos passos de um evento de sucesso. Agora que você já sabe quais são os tipos existentes, é capaz de escolher aquela que melhor se adéqua às suas necessidades e garantir um churrasco de qualidade para todos!

Gostou do artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e propague o conhecimento entre os amantes de churrasco!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up