Churrasco Perfeito

TOP 8 melhores tipos de carne para churrasco

outubro 16, 2018
Tempo de leitura 5 min

Todo mundo ama um bom churrasco. Muito mais do que uma refeição, eles são eventos sociais, uma ocasião perfeita para reunir os amigos! Para não errar nesse momento, é preciso saber quais os melhores tipos de carne para churrasco, pois isso faz toda diferença. 

Neste post nós vamos te ensinar quais os cortes ideais para fazer um churrasco inesquecível. Carnes macias, suculentas e muito saborosas, e os acompanhamentos, como pão de alho, vinagrete e farofa, ainda complementam esse sabor. Quer saber mais? Continue lendo! 

1. Picanha

Falou em churrasco, falou em picanha. Esse corte, com certeza, é o primeiro da lista dos melhores tipos de carne para churrasco de todo churrasqueiro que se preze.

O sabor da picanha é bastante acentuado devido à generosa capa de gordura que cobre a carne. Essa gordura nunca deve ser retirada antes do preparo, pois além de contribuir para o sabor, ela também é responsável por deixar a carne suculenta. 

Alguns assadores gostam de incrementar essa peça temperando-a com pimenta do reino ou pasta de alho. Mas, devido ao sabor forte do corte, basta utilizar sal grosso na preparação. E lembre-se, o ponto ideal de uma picanha é servi-la mal passada, para que não fique dura e seca.

2. Costela

Não dá para fazer uma lista de melhores tipos de carne para churrasco e esquecer a costela. Tal corte também costuma agradar o paladar dos convidados, especialmente se for bem feita.

Por ser uma carne com fibras grossas e compridas, a costela exige um pouco mais de cuidado e tempo de preparação. Costelas bovinas, suínas e de ovelha são excelentes para o churrasco, por isso basta você escolher a sua preferida e caprichar na hora de assar. 

Se quiser incrementar o corte, você pode acrescentar temperos que vão além do sal grosso, pois a costela harmoniza bem com os mais variados sabores. A nossa dica especial é o molho barbecue, que combina super bem com uma boa costelinha.

3. Fraldinha

Diferente dos outros dois cortes já citados em nossa lista, a fraldinha é uma carne com baixo teor de gordura, podendo ser considerada uma opção mais leve e menos calórica, ideal para quem está de dieta e também para as crianças. 

As fibras da carne são longas, mas o corte é pequeno. Por isso, a fraldinha é assada mais rapidamente, o que também pode ser considerado um ponto positivo. Como o sabor da carne é bastante suave, você pode acrescentar os temperos de sua preferência, além do tradicional sal grosso. 

4. Miolo de alcatra

O miolo de alcatra é aquele corte para iniciar o churrasco, já que seu tempo de preparação é menor. Desse modo, você pode começar a servir os seus convidados enquanto a picanha e a costela ainda estão no fogo. 

Assim como a fraldinha, ele é um corte mais leve, sem tanta gordura. Entretanto, tem um sabor um pouco mais acentuado. Na hora de preparar, tenha cuidado para não cortar o miolo de alcatra em pedaços muito pequenos ou finos, porque, por ser magro, ele resseca com mais facilidade. 

Tempere como preferir, mas apenas salgar a carne já é suficiente para deixar essa peça bem saborosa. Pode ser servida no ponto da sua preferência.

5. Maminha

Voltando para as carnes com gordura, temos a maminha. Afinal, esse é um dos pedaços do boi que possuem maior concentração de gordura, o que o torna um corte excelente para o churrasco. 

Como já falamos, a gordura será responsável por manter a carne úmida, macia e suculenta, além de trazer muito sabor. Portanto, nunca retire a gordura de uma maminha antes de prepará-la. 

A maneira ideal de fazer uma maminha é fatiá-la em porções finas, cortando sempre no sentido contrário às fibras da carne para manter a sua maciez. A carne pode ser servida no ponto que o assador preferir.

6. Contrafilé

É ideal para quem aprecia uma carne bem mal passada, ou sangrando, como dizemos popularmente, pois, mesmo se preparada dessa forma, ela não perde o sabor e a maciez característicos. 

O contrafilé também pode ser encontrado nos açougues com o nome de filé curto ou lombo desossado. Na hora de fazer a carne, é muito importante remover o nervo lateral, seguindo as fibras dela, garantindo assim que o resultado fique o melhor possível. 

Se for preparar no espeto, basta temperá-la com sal grosso. Caso opte pela grelha, asse o contrafilé dentro de um papel alumínio junto de uma cebola roxa, porque isso incrementa-o bastante, já que ele absorve muito bem o sabor desse legume.  

7. Asinhas de frango

As asinhas de frango estão em nossa lista dos melhores tipos de carne para churrasco pela sua versatilidade. Elas podem ser servidas como aperitivo, junto à linguiça e ao pão de alho, mas também podem ser o prato principal daqueles que não gostam de carne vermelha.

Com sabor suave e delicado, as asinhas de frango devem ser bem temperadas, conforme a sua preferência. É importante lembrar também que precisam ser servidas sempre bem passadas, com uma pele crocante. Uma asinha de frango bem feita agrada até os amantes de carne vermelha!

8. Coração de galinha

Para finalizar as nossas indicações dos melhores tipos de carne para churrasco, vale a pena acrescentar mais um aperitivo, geralmente servido enquanto os convidados aguardam as outras peças ficarem prontas: o coraçãozinho de galinha, excelente para abrir a fome! 

A melhor maneira de prepará-lo é deixar marinando durante um tempo. Por isso, escolha os temperos da sua preferência e prepare a marinada, pois ela irá dar gosto ao coração de galinha. Na hora de assar, garanta que eles fiquem bem passados, quase torradinhos!

Agora que você conhece os melhores tipos de carne para churrasco, já pode convidar os amigos e fazer um grande evento na sua casa. Na nossa lista tem cortes para todos os gostos! 

Mas, não basta conhecer os melhores tipos de carne para churrasco, né? Para que tudo saia perfeito, vale a pena também aprender tudo sobre os diversos tipos de churrasqueiras. Assim, você não corre risco de errar! 

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder Jamerson novembro 5, 2018 at 5:40 pm

    Quero aprender tudo.
    Obrigado.

    • Santa Massa
      Responder Santa Massa novembro 20, 2018 at 8:09 pm

      Jamerson, ficamos felizes com seu comentário. Continue ligado em nosso blog para mais novidades e dicas sobre churrascos.

    Deixe um comentário

    Scroll Up