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Veja como planejar ações promocionais no supermercado e venda mais!

janeiro 14, 2019
Tempo de leitura 6 min

Diante do atual cenário competitivo e de crise econômica, é comum que os consumidores busquem por preços melhores, condições mais atraentes e praticidade para a realização de suas compras. E para que a sua empresa consiga atraí-los, as ações promocionais podem ser uma ótima ideia.

Elas são excelentes alternativas para melhorar os resultados da empresa e garantir uma experiência positiva do cliente com determinada marca. Além de alavancar as vendas, elas aumentam a lucratividade nos supermercados e permitem fidelizar clientes e buscar novos consumidores.

Quer aprender a planejar ações promocionais no supermercado para aumentar as suas vendas? Então continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que realizar ações promocionais?

Divulgar, promover ou utilizar estratégias de venda baseadas em promoções no seu empreendimento certamente faz com que os consumidores conheçam sua empresa, aumentando, assim, suas vendas.

A principal característica da ação promocional é a interatividade com o consumidor e o seu dinamismo. Além de divulgar o produto e apresentar suas inovações, tornando a marca conhecida e levando o consumidor à ação da compra.

Além do mais, elas são responsáveis por acelerar as vendas, manter contato direto com o público, bloquear a ação da concorrência e eliminar ou reduzir estoques nos pontos de vendas.

Como planejar e executar uma ação eficaz?

Existem várias possibilidades de ações que podem ser utilizadas. Por isso o planejamento completo da estratégia é o primeiro passo antes de procurar formas de viabilizá-las. Nele devem ser definidos aspectos importantes, como: o seu objetivo principal, investimento necessário, público-alvo e retorno desejado.

Quando se determina o público predominante do supermercado, por exemplo, é possível traçar melhor o plano, definir o objetivo, estabelecer uma meta e criar um material de apoio. Vale lembrar que a internet é um excelente meio para realizar essas campanhas, pois possibilita a rápida disseminação e o relacionamento mais sólido com o público.

Além disso, para que a ação promocional seja bem-sucedida, é necessário que o empreendedor selecione os itens adequados e o período de realização. E não se esqueça de divulgá-la. Afinal, de nada adianta executar todo o projeto e não investir em divulgação nas mídias.

Existem diversas possibilidades de realizar ações promocionais nos supermercados. Assim, selecionamos algumas estratégias eficazes que o ajudarão na hora de colocar as ações em prática. Confira!

Tenha pensamento estratégico

De modo geral, pensar estrategicamente é definir os seus objetivos e linhas de ação no plano da empresa, a partir da análise do mercado. É preciso definir os detalhes da ação antes de executá-la e escolher os responsáveis para trabalharem no processo. Essa etapa é crucial para impedir erros futuros e investimentos inviáveis.

Use a criatividade

Dentro do marketing, um dos principais conceitos é envolver o consumidor com a sua marca, de maneira que crie um grande engajamento do público. Isso normalmente é alcançado com campanhas criativas, que gerem uma experiência incomum.

Por isso, é interessante ter um pensamento sistêmico e tentar fugir do comum. Para isso, busque referências até mesmo fora do Brasil e procure conhecer o trabalho da concorrência. Dessa forma, é possível construir uma base para produzir ideias promissoras.

Adote o cashback

É uma das soluções que tem ganhado espaço no mercado. O cashback consiste em “devolver” ao cliente um percentual do valor gasto em suas compras. Seu objetivo não é oferecer desconto, o produto é vendido com preço normal, mas o cliente ganha um percentual maior sobre ele e acumula dinheiro para ser resgatado posteriormente. A vantagem para o supermercado é elevar as vendas e, consequentemente, aumentar o lucro.

Engaje seus colaboradores

Contar com uma equipe participativa e engajada no projeto é imprescindível para obter bons resultados. Colaboradores comprometidos passam a receber mais incentivos para se esforçar e investem mais tempo de trabalho, além de prestarem um atendimento de qualidade e conquistarem os consumidores.

É importante que toda a equipe participe. Para isso pode ser criado um espaço convidativo para se expressarem e compartilhar ideias; isso fortalece a união do grupo e mostra a valorização dos profissionais.

Invista na comunicação visual

Cartazes, folhetos, gôndolas, prateleiras e estantes com design especial, sinalização atrativa e marketing digital são algumas das principais opções da ação de comunicação.

Desenvolver uma comunicação visual é uma das estratégias mais eficientes na qual um estabelecimento pode investir. Embora a tecnologia tenha ganhado mais destaque nessas ações, os cartazes afixados nos supermercados ainda são recursos eficientes do varejo no que diz respeito à interação com o público e ao estímulo ao consumo.

Descubra o que os clientes desejam

Conhecer as preferências dos consumidores e suas reais necessidades também é um fator essencial. Apesar de o preço ser o principal atrativo para as compras, os consumidores prezam pela qualidade dos produtos, bom atendimento e agilidade. Nesse caso, ao planejar as estratégias, procure conhecer o que eles desejam para que a experiência seja positiva e se sintam satisfeitos.

Além disso, observar a reação e o engajamento do público diante das ações promocionais pode ajudar a calcular o desempenho de vendas e a realizar promoções futuras.

Vale ressaltar que uma promoção só é válida se for verdadeira, isso porque muitos consumidores reclamam das propagandas enganosas de muitos supermercados. Portanto, conceda benefícios reais que seus clientes possam perceber facilmente e que, de fato, impulsione as vendas no seu empreendimento.

Por fim, cabe ressaltar que, após a finalização das ações promocionais, é importante mensurar e analisar os resultados alcançados pela estratégia utilizada para saber se, de fato, o retorno em relação ao investimento valeu a pena. Além de certificar se o objetivo definido foi alcançado e se o planejamento foi seguido e executado corretamente.

As ações promocionais são primordiais para empresas que querem ver seu negócio à frente da concorrência e garantir sucesso de vendas e de posicionamento no mercado. E você, o que está esperando para começar a colocar em prática essas estratégias?

Agora que você já sabe como planejar ações promocionais no supermercado e aumentar suas vendas, que tal ficar por dentro das nossas publicações no Facebook? Curta a nossa página e leia mais conteúdos como este.

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