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Como se preparar para as vendas de final de ano no seu supermercado

dezembro 20, 2019
homem realizando compras em um supermercado
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Tempo de leitura: 4 minutos

Com a chegada do fim do ano, começa um dos momentos mais agitados e competitivos do varejo: o Natal e o ano-novo. Quem chama mais a atenção do consumidor consegue garantir o sucesso nas vendas. Mas você sabe quais são as estratégias melhorar as vendas de final de ano?

Em primeiro lugar, é necessário atentar às mudanças que ocorrem nesta época no mercado e, principalmente, como funciona a demanda do seu estabelecimento. Desse modo, você consegue estabelecer um preço justo, garantindo que o negócio mantenha um fluxo de vendas constante e equilibrado.

Quer saber como um supermercado pode se preparar para as vendas de final de ano? Então, continue a leitura deste post e anote as nossas dicas!

Monte um cronograma

Ter um cronograma e definir prazos são cuidados fundamentais para preparar as vendas de final de ano. Por isso, planeje algumas variáveis que precisam estar no seu cronograma: Quando falar com os fornecedores? Quando realizar os pagamentos? Quando começar as promoções? Haverá um rodízio da equipe?

Colocar essas perguntas no papel certamente ajudará muito no planejamento — inclusive antes, durante e depois das vendas de final de ano.

Conte com bons fornecedores

Por conta da correria, muitos empreendedores acabam deixando de lado seus fornecedores. Não faça isso! Reconhecer a importância desses parceiros é imprescindível para ter sucesso no mercado. Afinal, sem os serviços, não será possível oferecer os produtos aos seus consumidores.

A escolha dos fornecedores deve ser feita com muita responsabilidade, pois, caso contrário, pode acarretar prejuízos para seu supermercado. Sendo assim, para que você encontre bons parceiros, é importante:

  • analisar o histórico dos fornecedores no mercado;
  • comparar os preços;
  • verificar se o fornecedor tem capacidade de inovar;
  • conferir a estabilidade financeira.

Ofereça promoções

Independentemente da época do ano, todo mundo gosta de uma promoção e preços que são vantajosos, não é mesmo? Seja o tradicional desconto, seja a redução de valor para mercadorias acima de determinado volume: o que importa neste momento é oferecer preços competitivos e atrativos.

Portanto, se o seu supermercado quer vender mais no final de ano, você precisa mostrar ao cliente que ele terá vantagens comprando na sua loja. Crie cupons de desconto com os quais o consumidor realiza uma compra e, em seguida, ganha uma porcentagem para gastar em outra aquisição.

Aposte também em sorteios ou na promoção pague 5 e leve 6, por exemplo. O importante mesmo é entrar no clima, chamar a atenção do cliente e garantir uma boa experiência para ele, além de fazer suas vendas aumentarem.

Invista na decoração e no marketing

Você já pensou em decorar os pontos de venda (PDV) com clima natalino? Caso ainda não tenha cogitado essa opção, chegou a hora! Organize seu PDV com cores chamativas, pois mais consumidores chegarão para comprar.

Trata-se de uma alternativa excelente de estratégia para aumentar suas vendas, uma vez que o consumidor vai associar a decoração aos itens. Talvez, por exemplo, a pessoa nem esteja pensando em comprar, mas ao ver a decoração vai sentir curiosidade em conhecer seu supermercado e acabará virando um potencial cliente.

Mas não aposte somente na decoração! Marque presença virtualmente também. Muitas pessoas preferem realizar compras em lojas virtuais, portanto, se você ainda não tem um site, é hora de pensar nisso! Use as redes sociais e o marketing para divulgar seus produtos.

Usando essas dicas, é muito provável que você amenize as perdas e os prejuízos. Por fim, aproveite o máximo de estratégias para aumentar as vendas no seu supermercado durante as comemorações de final de ano, pois o período de baixa sazonalidade começa logo em seguida e o movimento fica enfraquecido.

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